4 maneiras de praticar esportes aquáticos dentro da sua rotina

Praticar atividade física faz bem para o corpo e mente, e quando falamos de esportes aquáticos, os benefícios são diversos. Isso porque, este tipo de esportes são completos que auxiliam no fortalecimento do nosso corpo, tonifica os músculos, melhora o sistema cardiorrespiratório e auxilia no alívio do estresse e ansiedade.

As opções de esportes aquáticos são muitas, podendo ser realizadas em piscinas, rios, lagos, lagoas, represas ou no mar. E se você é um amante de atividades radicais, os esportes aquáticos são um prato cheio. Adrenalina é o que não falta no surf, rafting,  mergulho e muitos outros. 

No entanto, a rápida velocidade da vida moderna é um dos principais obstáculos na prática de esportes. Para isso, é preciso uma gestão de tempo eficiente para poder conciliar o seu esporte aquático com a rotina. 

E para te ajudar nesta tarefa, separamos 4 maneiras de como encaixar os esportes aquáticos em seu dia a dia. 

  1.  Tornando a atividade um hábito 

Quem já praticou esportes antes sabe da importância de tornar aquela atividade um hábito. Iniciar uma nova prática é sempre difícil, não apenas pelos os novos desafios que o esporte oferece, como também, pelo desejo natural do nosso corpo em realizar as coisas da forma mais fácil. 

Nossa mente gosta de rotina, quando uma atividade torna-se parte do nosso dia a dia o nosso corpo a realiza sem mais nenhum esforço. Desta forma, se você quer acrescentar os esportes aquáticos a sua rotina, é preciso ter determinação,  perseverança e não cair nas armadilhas que nossa própria mente cria para evitar o treino. 

Todas essas etapas são árduas, mas podemos criar formas de facilitá-las. Como por exemplo, tornar os esportes aquáticos mais convenientes, por atitudes como deixar a roupa ou o material para o esporte no carro, usar recompensas saudáveis após cada prática, e ainda, treinar sempre nos mesmos horários, assim seu corpo irá se acostumar mais rápido.

  1. Gestão do tempo

A primeira coisa que deve ser feita antes de iniciar qualquer atividade física é a gestão do seu tempo. Você pode começar se perguntando o quanto de tempo você quer se dedicar ao esporte, você deseja uma prática diária, três vezes na semana ou apenas semanalmente? 

Aqui é importante não apenas procurar por uma brechinha livre para o esporte, mas buscar uma forma de otimizar o seu dia a dia. Essa análise é importante para você priorizar tarefas e descartar aquelas atividades desnecessárias, de modo que adicionar o esporte na sua rotina não irá causar problemas. 

Uma das soluções mais comuns de quem está iniciando um novo esporte é ajustar o período de sono. Enquanto que acordar 1 ou 2 horas mais cedo poderá ter um impacto positivo na produtividade do seu dia, é importante ressaltar que você não deve abrir mão da qualidade do seu sono. Caso contrário, ao invés de aproveitar mais o dia, você se sentirá mais tempo cansado.

Além do mais, busque também locais de treino que sejam convenientes. Quanto mais fácil seu acesso ao local da prática, maior será a sua motivação para realizá-la regularmente. 

  1. Treinos alternativos 

Se você escolheu praticar um esporte aquático ao ar livre deve estar preparado para os possíveis imprevistos. Uma chuva intensa, ventos desfavoráveis, e no caso de esportes de mar, é preciso estar atento ao nível da maré e as fortes ressacas . Todos esses fatores externos podem por seu treino por água abaixo.

Mas quando isso acontecer, não significa que o seu dia está perdido. O esporte aquático não exige apenas as habilidades em água, é preciso também estar com o condicionamento físico em dia. Com isso, nos dias em que você não conseguir praticar seu esporte, foque em uma atividade alternativa como um treino de resistência, força, ou um nado em piscina. A dica é não ficar parado.

  1. Faça parte de grupos de esporte

Mesmo quando estamos realizando esportes individuais, o incentivo de colegas é muito importante. O apoio mútuo de um grupo de treino auxilia na motivação, desenvolvimento e superação de desafios. Para quem tem dificuldade de tornar o esporte uma rotina, o estímulo de um grupo poderá ser a sua melhor solução.

Exemplos de esportes aquáticos que podem fazer parte de sua rotina

Depois dessas dicas de como unir esporte ao seu dia a dia, vamos ver alguns exemplos de esportes aquáticos que você pode praticar na sua rotina.

Surf 

O Surf é com certeza  um dos esportes aquáticos mais conhecidos. Tanto pela emoção de pegar uma onda, como por ser considerado, além de um esporte, um estilo de vida

E com o extenso litoral que possuímos no Brasil, ondas boas é o que não falta. Não é difícil encontrar escolas de surf nas praias brasileiras, e por ser um esporte de baixo investimento, fortes emoções e contato com a natureza, muitas pessoas escolhem o surf como seu esporte favorito.  

Mergulho 

Se aventurar pelas belezas subaquáticas também é um esporte que você pode colocar na sua rotina. O mergulho pode ser classificado em mergulho autônomo e livre.

O mergulho autônomo ocorre com cilindros de oxigênio, já o mergulho livre pode ser feito em apnéia ou com o uso de snorkel. Por ser mais simples, o mergulho livre é um hobby comum, principalmente em locais com piscinas naturais. 

Para quem quer deixar o mergulho ainda mais emocionante, pode optar pela pesca sub

Canoagem 

A canoagem é um esporte aquático versátil que pode ser realizado tanto em mar como em lagos, lagoas, rios e represas. Na modalidade recreativa, a canoagem é geralmente realizada em caiaques. Há diversas opções de expedição de caiaques ao longo do litoral brasileiro como forma de ecoturismo. 

Uma variação da canoagem é o rafting, essa modalidade consiste em descer a correnteza de um rio em botes infláveis. É um esporte de muita adrenalina e desafios, os esportistas precisam conduzir o bote em meio a pedras, redemoinhos e fortes ondas.

Stand Up Paddle

O Stand Up Paddle é um esporte recente no país, mas que já conquistou muitos adeptos. O Stand Up Paddle pode ser considerado uma forma de remo em pé, podendo ser realizado em mar de águas calmas ou em lagoas.

Nessa modalidade você pode remar em ondas, percorrer pequenas ou longas distâncias, e até mesmo, fazer yoga na prancha. Sua crescente fama fez com que empresas de aluguel e escolas de Stand Up Paddle se espalhassem rapidamente pelo Brasil.

Conclusão 

Praticar esporte deixou de ser considerado apenas um passatempo para se tornar uma questão de bem estar físico e mental. E considerando o clima tropical do Brasil, os esportes aquáticos ainda possuem a vantagem de ser uma forma de se refrescar no verão. 

No entanto, conseguir harmonizar a rotina com a prática de esportes aquáticos não é tão simples. E para ajudar, trouxemos 4 maneiras de como você pode conciliar os esportes com o seu dia a dia. 

O segredo é saber gerir o tempo e criar técnicas para facilitar a sua rotina. Tente achar alternativas para que o esporte aquático seja conveniente para você, busque praticar em locais e com pessoas que te motivem, e, principalmente, não desista. Por fim, trouxemos alguns exemplos de esportes que podem te inspirar. E claro, se você está buscando por equipamentos de esportes aquáticos, não deixe de conferir o nosso site.

Deixe um comentário