Roupa com proteção solar: 6 vantagens que ninguém te contou!

Férias, verão, sol, mar e muita diversão. E para não estragar este clima perfeito, você não pode se esquecer da proteção solar.

Com certeza você já vivenciou essa situação: passou o dia na praia e pensou que não precisava, ou esqueceu,  de passar o protetor solar. O resultado não poderia diferir, pele avermelhada, dolorida e sensação de ardor. E todo este desconforto causado pela queimadura solar também é o sinal de que houve um dano elevado à nossa pele.

Atualmente temos à nossa disposição algumas formas de proteção solar, desde o clássico protetores solar às roupas com proteção solar. 

As roupas com proteção solar são práticas, confortáveis e podem ser usadas em diferentes ocasiões, mas sabia que ainda há 6 vantagens deste item que ninguém te contou? Confira todas elas em nosso artigo abaixo.

Por que proteger a pele do sol? 

O Sol é a nossa fonte de luz, calor e vida. Mas além disto, a nossa estrela também emite os raios ultravioletas, ou raios UV. Os raios UV podem ser classificados em três tipos, mas dois deles são os mais conhecidos devido à sua importância médica, são eles o UVA e UVB.

Os raios UVA correspondem a 95% da radiação UV. São os mais nocivos para nós por possuir maior capacidade de penetração, atingindo as camadas mais profundas de nossa pele. Dessa forma, são os responsáveis pelos danos a longo prazo da exposição solar,  como o envelhecimento precoce, formação de manchas e o câncer de pele. 

Por outro lado,  os raios UVB têm baixo potencial de penetração, atingindo as porções mais superficiais da pele. No entanto, esse tipo de radiação causam efeitos mais imediatos como a vermelhidão e queimaduras na pele. Os raios UVB fazem parte de apenas 5% da radiação UV total. 

Desta forma, podemos perceber a importância da proteção solar para a nossa saúde. E para isso, você deve escolher um método capaz de proteger a pele contra os dois tipos de radiação pelo maior tempo possível. Nesse sentido, as roupas com proteção solar se destacam por sua proteção ampla e duradoura.

Para aprender mais sobre as das roupas com proteção solar, separamos 7 vantagens que você precisa saber.

  1. Protegem até 30x mais que roupas normais 

As roupas com proteção UV não são roupas comuns. Enquanto que as roupas normais possuem uma certa capacidade de proteção, as roupas com proteção solar são capazes de reduzir a radiação UV (UVA e UVB) em até 30x. 

As roupas com proteção solar surgiram no final da década de 90 a partir de uma nova tecnologia na fabricação de tecidos. Atualmente estas roupas podem ser produzidas em tecidos sintéticos ou em algodão, onde recebem tratamento com dióxido de titânio (mesmo componente presente em certos protetores solares).

Assim como os protetores solares clássicos, as roupas com proteção solar também são classificadas de acordo com sua capacidade de proteção. No caso das roupas, é utilizado o termo de fator de proteção ultravioleta (FPU). 

O grau de  FPU pode variar entre 15 a 50, mas a capacidade de proteção solar de todas elas está acima de 93,3 %. Para receberem esta classificação, essas roupas devem passar por testes específicos determinados pela ARPANSA

A função protetora é inerte ao tecido, desde que em bom estado de conservação, Para isso é preciso ter o cuidado de não lavar as roupas com proteção solar com alvejantes químicos, secá-las ao sol ou guardá-las molhadas.

  1. Proteção segura para bebês e crianças

A pele dos bebês e das crianças são mais sensíveis por isso  precisam de uma atenção redobrada quando o assunto é proteção solar.

Os papais e mamães de plantão sabem como pode ser difícil reaplicar o protetor solar da maneira correta em uma criança que está animada brincando no sol. Assim, as roupas com proteção solar funcionam como uma alternativa segura que irá proteger a pele do seu filho de maneira constante. 

Há diversas marcas no mercado com estampas infantis, também não esqueça de utilizar um chapéu protetor e filtro solar nas regiões onde as roupas não cobrem.

  1. Roupas com proteção solar não é apenas para o verão 

No verão, a presença do sol é mais frequente em nosso dia a dia, o que nos faz lembrar de nos proteger da radiação solar. Porém, o cuidado com a proteção solar não é nada que deve ser restrito a apenas dias ensolarados. 

A radiação UV ocorre durante todos os dias, independente do clima. A radiação UV conseguem atravessar as nuvens, fazendo que sua pele seja afetada mesmo em dias nublados.

Pensando nisso, algumas roupas com proteção solar contam com tecnologias pensadas para o uso durante o verão ou no inverno. As roupas para o verão são fabricadas de uma material mais leve, tornando-se confortável mesmo em climas quentes.

Já as roupas com proteção solar para o inverno são produzidas para as situações de baixas temperaturas. Para isso é utilizado tecidos específicos que auxiliam no controle térmico.

  1. Roupas com proteção solar podem proteger mais que os protetores solares típicos 

Os protetores solares típicos são fabricados por compostos capazes de absorver a radiação UV. No entanto, muitas marcas disponíveis no mercado possuem proteção elevada contra apenas os UVB. 

Ou seja, de acordo com o que falamos anteriormente, esses protetores protegem a pele contra as queimaduras, mas não aos efeitos a longo prazo da exposição solar. E mesmo aquelas marcas que apresentam em sua formulação compostos capazes de proteger contra os raios UVA, ainda assim é necessário reaplicação a cada 2 horas.

Já as roupas com proteção solar oferecem proteção elevada tanto para os raios UVB como UVA. Além do mais, enquanto você estiver vestindo uma roupa desse tipo, sua pele estará protegida. Com isso, você poderá ficar despreocupado em ter que reaplicar o protetor solar nessas regiões.

  1. Exercícios mais confortáveis

Dias quentes e atividade física é a combinação perfeita para uma transpiração exacerbada. A escolha do tipo correto do tecido das roupas para a prática de atividade física é essencial. Alguns tecidos ao invés de auxiliar na dissipação do suor, o acumulam, o que contribui para a sensação de desconforto e mau-cheiro devido à proliferação de microrganismos. 

As roupas com proteção solar, principalmente aquelas produzidas para esportistas, são capazes de auxiliar na absorção e transporte do suor por meio do gerenciamento da umidade. Você também encontra versões contendo tecido antimicrobiano, que impedem a proliferação de bactérias causadoras do mau odor. 

  1. Mergulho mais seguro para o meio ambiente

Estar debaixo d’água também não é garantia de que você estará protegido contra os raios UV. Portanto, é preciso ter cuidado também durante o mergulho. Principalmente quando se trata de mergulho livre em meio a corais.  

Certos protetores solares possuem substâncias em sua composição que são tóxicas aos corais, provocando o chamado branqueamento dos corais, provocando o desequilíbrio desse importante ecossistema.

Com isso, sempre utilize roupas com proteção solar e protetores solares seguros para o meio ambiente quando realizar mergulho. 

Conclusão

Como o próprio nome indica, as roupas com proteção solar possuem a capacidade de proteger a pele de maneira eficiente e segura. As roupas com proteção solar surgem como alternativa versátil para as pessoas que se submetem a longos períodos de exposição solar, seja na praia, no mergulho, no trabalho ou realizando esportes.

A tecnologia de fabricação dessas peças conta com tecidos especiais. Além do mais, você pode encontrar versões para climas quentes ou frios, ou ainda, com tecidos com atividade antimicrobiana para prevenção dos maus odores e  redução do acúmulo de suor. 

Após essa lista com 6 vantagens do uso de roupas com proteção solar, esperamos que você esteja convencido da importância desse item. E se você está querendo comprar a sua, confira nosso site com as melhores marcas de roupas com proteção solar.

Deixe um comentário