Pescaria Sub: saiba o que é e como ela pode ser praticada

A pescaria sub, ou pesca submarina, é uma prática esportiva que une a caça de espécies aquáticas utilizando o mergulho livre.

Pescaria sub faz parte da história do ser humano há séculos. Diversas populações ao redor do mundo utilizavam deste método para caçar em mar, rios ou lagos. De lá para cá muita coisa evoluiu, principalmente os equipamentos utilizados. 

Esta atividade é perfeita para quem é apaixonado por adrenalina, sendo até considerado um esporte radical. A pescaria sub aproxima as pessoas ao contato com a natureza em uma prática de caça de baixo impacto ambiental. 

Mas se você ainda não conhecia a pescaria sub, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre este tipo de pescaria e como ela é praticada. 

O que é a pescaria sub? 

A pescaria sub, também conhecida como pescaria (ou pesca) subaquática é um tipo de pesca esportiva onde os pescadores realizam a caça com arpão debaixo d’água. 

Nesta forma de pesca é empregado o mergulho livre, este método se difere do mergulho autônomo por não utilizar equipamentos de respiração artificial, como o SCUBA. No mergulho livre, o pescador utiliza apenas o ar de seus pulmões para o mergulho (apneia) ou um snorkel, que permite ficar submerso na superfície por mais tempo.

Comumente a pescaria sub funciona como pontapé inicial para a prática de outros esportes aquáticos como o mergulho autônomo, mas claro, sem finalidade de pesca.

Onde praticar a pescaria sub?

Esse tipo de pesca ocorre comumente no mar pela maior visibilidade, mas também pode ser realizado em rios e lagos onde a pesca amadora seja permitida. De forma, geral, os melhores locais para se a pescaria sub são aqueles que possuam uma boa variedade de peixes, boa visibilidade e fundo rochoso, onde muitos peixes se abrigam. 

No Brasil, os locais mais famosos para este tipo de esporte são a Ilha do Xavier, em Florianópolis, e Ilhabela, em São Paulo. E para aqueles que possuem um espírito competitivo, existem competições internacionais de pescaria sub.

Em rios e lagoas, a prática deve ser realizada em pontos permitidos pela legislação local, alguns rios e bacias podem haver proibição sazonal de certas espécies durante seu período reprodutivo. Além dessas, há certas condições onde a pesca é desaconselhada como nos dias com águas turvas ou mar com maré agitada e ondas fortes que tornam pescar um risco à segurança.

Pescaria sub e regras

A pescaria sub é uma forma de caça, no entanto, aqui é possível realizá-la de forma não-predatória e consciente de acordo com as leis brasileiras de pesca.  Este tipo de modalidade está configurada como pesca amadora,  o que significa que o comércio dos animais pescados é proibido. 

A regulamentação  e fiscalização da pescaria sub é realizada pela Secretaria de Aquicultura e Pesca, ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o IBAMA. É esta secretaria a responsável por emitir os registros para pesca amadora, que são obrigatórias para quem quer ingressar na pescaria sub.  

Os pescadores também devem seguir certas regras e seu descumprimento resulta em autuação e multa. Algumas dessas normas foram criadas para promover a realização da prática não predatória, como, por exemplo:

  • Pesca seletiva: A boa visibilidade e a proibição do uso de redes, a pescaria sub tem caráter seletivo, ou seja, as espécies capturadas são selecionadas causando baixo impacto na natureza. 
  • Mergulho livre: durante a pescaria sub é proibido a utilização de cilindros de oxigênio com o intuito de reduzir a pesca predatória. 
  • Peixes proibidos: certas espécies têm caça proibida ou proibida durante determinados períodos reprodutivos. A determinação das espécies ou períodos proibidos pode ser realizada ao nível nacional, ou regional, portanto, é importante estar atento às atualizações nos órgãos competentes.  
  • Limite de peso: O pescador deve seguir o limite de peso de pescados de 15 kg em águas marinhas e estuários e 10 kg  em águas continentais. Em ambos os casos, ainda é possível adicionar um exemplar de qualquer tamanho acima da cota de peso.

O que você precisa para uma pescaria sub

Para a praticar a pescaria sub alguns equipamentos são fundamentais, tais como: Roupa de neoprene funciona como isolante térmico e protege contra cortes, o cinto de lastro permite que o pescador consiga flutuar na água e se movimente com mais facilidade, em seguida podemos listar a máscara, snorkel, luvas, nadadeiras, faca e sua arma de preferência. 

O pescador pode escolher entre arbaletes, sistema de disparo silencioso de arpão por meio de elásticos, ou armas pneumáticas onde o arpão é acionado por um sistema de ar comprimido para disparar os arpões. Nos dois casos, o arpão está ligado a um fio de nylon para puxar o peixe acertado. Além do mais, é preciso ter paciência. 

Como se realizar a pesca subaquática

Há basicamente duas formas de fazer a pescaria sub. A primeira é utilizando a técnica da espera, nesta o pescador se mantém imóvel e aguarda os peixes se aproximarem para poder acertá-los, esta técnica é  muito comum na pesca de Robalo. 

Já a segunda técnica é a caça de toca, que como o nome sugere, consiste na procura de peixes entocados pedras Este modalidade é mais adequada em locais de profundidades intermediárias e com solo rochoso. Para auxiliar na visibilidade, o pescador conta com a ajuda de uma lanterna para pegar os peixes de surpresa. Entre as espécies mais adquiridas por esta técnica estão a Garoupa, Sargo, além de polvo, mariscos e ouriços. 

Independente da escolha da técnica de pescar, é preciso que o abate seja feito de modo correto para evitar sofrimento do animal. O pescador deve acertar a cabeça, o mais próximo possível ao olho, assim o animal será morto instantaneamente. Caso não seja possível, uma alternativa é acertar a cauda, nunca acertaram o abdômen.

Como se preparar para a pescaria sub 

Realizar uma pescaria sub exige mais do que possuir os equipamentos, é preciso conhecer e preparar o seu corpo. Como falamos anteriormente, neste tipo de pesca não é permitido utilizar cilindros de oxigênio, então será o seu fôlego que irá ditar o sucesso de sua pesca. 

Conhecer a capacidade do seu corpo é tão importante quanto saber utilizar um arbalete. Os longos períodos de apnéia podem trazer consequências ainda mais acentuadas em mergulhos mais profundos, como na caça de toca, podendo ser letal quando não socorrido a tempo. 

Assim, é preferível que nestes tipo de pescaria sub seja sempre realizado em grupos para caso seja necessário algum suporte em casos de emergência.  Em caso de iniciantes, o acompanhamento por profissionais é fundamental. Além do mais, outra forma de garantir a segurança é a utilização de bóias de sinalização que indiquem que naquele local há mergulhadores.

Poder passar minutos sem respirar debaixo d’água é uma técnica que pode ser aprendida, claro que seguindo os limites de seu copo, por meio de treinos de mergulho e exercício de respiração que aumentam a capacidade respiratória e a oxigenação no corpo, como resultado, é possível ficar alguns minutos submerso. 

Conclusão

A pescaria sub é uma atividade de lazer consciente. Nos últimos anos a legislação e a fiscalização vem trabalhando para manter este esporte não predatório e seguro para o meio ambiente. 

Quanto aos pescadores, a caça subaquática traz uma conexão com a natureza e a adrenalina. Se você não mora em uma cidade litorânea, não tem problema, a pescaria sub também pode ser realizada em rios e lagoas seguindo as normas da região

E você, está interessado em praticar esta modalidade de pescaria? Então já solicite sua permissão de pesca amadora e confira o nosso e-commerce para garantir os melhores produtos de pescaria sub para você.

Deixe um comentário