Diversão, segurança e conforto. Essas são as três características principais de um mergulho de qualidade. E para poder aproveitar seu mergulho da melhor maneira possível, um kit de mergulho confiável é indispensável.
Mas como escolher o melhor kit de mergulho para você? Muitas pessoas se baseiam apenas na marca ou preço na hora da compra dos equipamentos de mergulho, mas afinal, apenas isso é o suficiente?
Na prática, cada mergulhador tem seu próprio estilo e preferências. Então, se você ainda está indeciso sobre como escolher o seu kit de mergulho, este post irá pôr fim às suas dúvidas.
Por que comprar seu kit de mergulho ?
Se você já alugou um kit de mergulho antes pode ter se deparado com equipamentos desgastados e com funcionalidade comprometida. Seja as nadadeiras com uma numeração desconfortável para seus pés, ou máscaras que perderam a vedação pela deformação do silicone, necessário a retirada da água constantemente.
Investir em um kit de mergulho é uma decisão que deve ser tomada com cuidado. Isso porque, além do gasto com a compra do kit, também é preciso tomar certos cuidados a fim de manter sua qualidade por muito tempo.
Com isso, para quem mergulha ocasionalmente, investir em um kit de mergulho pode não ser vantajoso. Já para quem tem o mergulho como hobby, esse investimento pode valer a pena. Principalmente para aqueles que realizam mais de uma modalidade de mergulho ou que valorizam uma boa experiência debaixo d’água.
O que ter em seu kit de mergulho
Se você faz parte do grupo de mergulhadores de carteirinha deve prestar muita atenção na compra de seu kit de mergulho. Nada pior que adquirir um equipamento que logo irá te não colaborar.
De forma geral, o kit de mergulho é formado por uma máscara de mergulho, um snorkel e nadadeiras. Esses itens são necessários tanto para o mergulho livre como para o mergulho autônomo (com cilindro de oxigênio). No caso do mergulho autônomo, sua maior complexidade exige a utilização de outros equipamentos básicos para esta modalidade.
Embora o kit seja utilizado em todos os tipos de mergulho, cada modalidade possui suas características que influenciam na escolha do modelo de cada item do seu kit. Pensando nisso, vamos ver o que você deve analisar durante compra de seus acessórios:
- Máscara de mergulho:
Uma máscara de mergulho de qualidade é aquela que apresenta boa vedação e conforto. Uma máscara que não veda corretamente ficará alagada constantemente, o que gera muito incômodo ao mergulhador.
Sempre que for adquirir uma nova máscara você deve testar a sua vedação. Se a máscara não possui capacidade de impedir a entrada de ar externo, também não impedirá a entrada de água. Para testar a vedação é simples, basta posicionar a máscara no rosto ( não é necessário colocar as tiras) e inspirar retirando todo ar interno. Nesse momento, a máscara deverá ficar fixa em seu rosto por pelo menos 5 segundos, não caindo mesmo voltando o rosto para baixo.
Além da vedação, outros fatores que também devem ser avaliados na compra da sua máscara são o campo de visão (máscaras com lateral transparente aumentam seu campo de visão), dureza do corpo da máscara e qualidade das tiras.
Lembre-se que a máscara ficará no seu rosto durante todo o mergulho, o que pode ser horas. Assim, pondere bem a qualidade de sua máscara. As máscaras com silicone rígido podem ser desconfortáveis, além de causar lesões no rosto. Já as máscaras muito macias poderão deformar e perder a vedação ao longo do tempo.
As tiras das máscaras também são partes que devem ser resistentes, confortáveis e de fácil ajuste tanto fora como dentro d’água.
- Snorkel
O próximo item do kit de mergulho é o snorkel. O snorkel é um tubo estreito, geralmente de PVC, que leva o ar do meio externo para o mergulhador, permitindo que seja possível a respiração durante o nado na superfície. Embora esse equipamento pareça ser simples, alguns modelos contam com funcionalidades que podem ser muito úteis durante o mergulho.
Entre eles, o quebra-ondas e a válvula de purga. O quebra ondas é uma modificação na extremidade superior do tubo que dificulta a entrada de água no equipamento, já a válvula de purga é um dispositivo que facilita a exaustão da água que entrou no snorkel.
Os snorkels contento o quebra-ondas e a válvula de purga são recomendados para realizar mergulhos autônomos, enquanto que os mergulhadores da modalidade livre se beneficiam de equipamentos mais simples.
Assim como a máscara de mergulho, o material do snorkel também deve ser avaliado durante sua aquisição. Prefira aqueles com bocal de silicone, pois são mais macios e oferecem melhor conforto à boca.
- Nadadeiras
As nadadeiras também devem ser escolhidas com base no tipo de mergulho que será realizado. A função da nadadeira é auxiliar no deslocamento, gerando propulsão e velocidade desejada pelo mergulhador com o mínimo de esforço.
Esse acessório pode ser fabricado em diferentes materiais como carbono, fibra de vidro e termoplástico. Cada tipo de material apresenta um peso e rigidez específica, o que irá impactar no desempenho e gasto energético de baixo d’água.
Em relação aos estilos de nadadeiras, os mergulhadores podem optar entre os modelos com palas curtas ou longas, e do tipo abertas ou fechadas no calcanhar.
As nadadeiras com pala curta são recomendadas para práticas de mergulhos mais simples, como o snorkeling e mergulhos em locais mais rasos. Já as nadadeiras com pala longa são indicadas para mergulhos autônomos ou mergulho livre em apnéia. O maior comprimento da pala promove maior deslocamento de água, ou seja, maior propulsão. Como consequência, estas nadadeiras exigem maior preparo físico dos mergulhadores.
Em relação às nadadeiras abertas, essas são frequentemente utilizadas por mergulhadores autônomos. Neste modelo é necessário utilizar uma bota de mergulho, o que protege os pés de ferimentos em regiões rochosas e ainda promove um melhor conforto para andar.
Já as nadadeiras fechadas são semelhantes a um sapato. Possuem um custo inferior às abertas e fornecem um nado mais tranquilo sem muita propulsão. Desta forma, são os modelos mais populares para quem pratica o mergulho livre.
- Cores
Além da qualidade e conforto, a cor do seu kit de mergulho também é um aspecto a ser considerado. A escolha das cores deve ser feita além da preferência pessoal, já que as cores apresentam uma função de identificação durante o mergulho. Com isso, tons vibrantes podem facilitar o seu reconhecimento pelo seu companheiro de mergulho.
Algumas pessoas acreditam que cores ou padrões que facilitem a camuflagem do mergulhador na água são melhores, especialmente durante a pesca sub. No entanto, debaixo d’água as cores sofrem certa distorção. Ou seja, a não ser que você esteja mergulhando em um local de ótima visibilidade, como mar de águas transparentes, a camuflagem não terá muito efeito.
Conclusão
Todo mergulhador que quer criar seu próprio kit de mergulho irá iniciar escolhendo os itens básicos: máscara, snorkel e nadadeira de mergulho.
Há diversas marcas, preços e estilos no mercado, mas acima de tudo você deve enfatizar a qualidade e conforto de seus equipamentos. Lembre-se que esta pode ser uma situação onde o barato pode sair caro.
Então, antes de finalizar suas compras, confira a vedação da máscara e a qualidade dos materiais de cada peça. E se você busca foco em qualidade, confira nossa loja virtual com as melhores opções de kit de mergulho para você.