Hidroponia com peixe: tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Se você caminhar na sessão de hortifruti no mercado poderá se deparar com verduras “hidroponicas”. A hidroponia é uma técnica de cultivo sustentável e econômico que não utiliza solo, apenas água. 

O cultivo de hidroponia vêm sendo cada vez mais utilizado pela sua praticidade e aplicação em sistemas produtivos de pequeno a grande porte e com a obtenção de produtos orgânicos de qualidade. Mas você sabia que é possível associar esse sistema a uma outra forma de cultivo rentável?  

A hidroponia com peixes é um sistema colaborativo entre o cultivo de plantas e a produção de peixes de forma dependente um ao outro. Ou seja, um sistema com o aproveitamento máximo de recursos. 

Além de sustentável, a hidroponia com peixes requer uma estrutura relativamente simples que pode ser produzida por meio de materiais reciclados. Com isso, o baixo investimento se torna um atrativo para quem busca começar um novo negócio, como também, para aqueles que querem um projeto sustentável e familiar para se beneficiar da colheita de vegetais e consumo de peixes. 

Então, se você quer conhecer mais sobre a hidroponia com peixes, e o que é necessário para ter o seu, preparamos esse artigo para tirar todas suas dúvidas sobre o assunto. 

O que é hidroponia?

Antes de nos aprofundarmos mais na hidroponia com peixes, vamos conhecer mais sobre o modo de cultivo por hidroponia. 

Hidroponia é uma forma de cultivo sem solo, onde as plantas ficam sustentadas constantemente sobre água que contém todos os nutrientes requeridos para seu desenvolvimento

Cada vegetal apresenta suas próprias exigências para um crescimento saudável, e já que não estamos trabalhando com solo, é preciso suplementar todos os nutrientes de forma correta respeitando a necessidade de cada vegetal, fase de desenvolvimento, clima e luminosidade da região. 

Essa técnica é versátil, pois é adaptável para áreas de diversos tamanhos e, inclusive, o meio urbano. Embora este conhecimento mais técnico e específico possa parecer intimidador para quem está iniciando, ele é primordial para um cultivo hidropônico de sucesso. Mas se você ainda não está convencido, confira algumas das principais vantagens de hidroponia:

  • Cultivo com menos agrotóxicos: sem o contato com o solo, as plantas hidropônicas apresentam menor probabilidade de serem atacadas por insetos e certas pragas. Logo, o uso de agrotóxicos em grandes quantidades é dispensado, o que resulta em menor impacto para o meio ambiente e para a saúde.
  • Maior qualidade: o fornecimento de nutrientes controlados permite que seu cultivo possa se desenvolver de forma ótima de acordo com suas necessidades e sem competição entre plantas. Resultando em produtos maiores, saborosos e ciclos de colheitas mais curtos.  
  • Econômico: menor custos operacionais e logísticos, menor mão de obra, manutenção e gasto com irrigação são alguns dos diferenciais que impactam na maior  economia no sistema hidropônico em relação ao cultivo tradicional.
  • Sustentabilidade: embora a base desse sistema seja a água, o reaproveitamento faz com que o seu consumo seja também mais controlado, econômico e sem desperdício. 

Como montar um cultivo de hidroponia 

Como falamos anteriormente, a hidroponia oferece uma opção vantajosa para a criação de um cultivo que se encaixe em sua realidade. É possível montar um sistema simples utilizando materiais reciclados, e mesmo para aqueles que buscam produzir em larga escala pode se beneficiar com um custo baixo. 

Existem diversas maneiras de se estruturar um cultivo de hidroponia. Alguns exemplos são os  sistemas estáticos, onde as raízes dos vegetais ficam em suspensão em um reservatório com água e nutrientes, recomendado para locais quentes. Também há os sistemas automatizados com bombas, nele as plantas ficam em suspensão em canos onde passa um fluxo de água e nutrientes controlado por uma bomba. 

Hidroponia com peixes 

Agora que você aprendeu sendo um cultivo hidropônico vamos falar mais de uma associação com outro sistema produtivo, a criação de peixes.  

Chamamos de hidroponia com peixes, ou aquaponia, o sistema unificado da criação de peixes e a hidroponia. Essa forma de produção permite a exploração de mesmos recursos para duas finalidades, sendo totalmente sustentável. 

Os peixes e vegetais não dividem o mesmo local físico, mas compartilham da mesma água. A interligação ocorre por um sistema de bombeamento que irá carregar a água do tanque de peixes ao cultivo vegetal e, seguida de uma filtração, retorna para o tanque. 

Essa integração ocorre de forma colaborativa e funcional, pois permite que os rejeitos orgânicos produzidos pelos animais e outros resíduos sejam degradados pelos micro-organismos em substâncias utilizadas como adubo natural pelas plantas. Em contrapartida, estes dejetos orgânicos que se acumulariam na água, e são tóxicos aos peixes, são removidos e filtrados antes de retornar ao tanque, o que garante um ambiente saudável para os animais. 

Para o produtor, essa vantagem se traduz também em diminuição das despesas com misturas de nutrição artificial. 

Como montar sua hidroponia com peixes

O primeiro passo é dispor de uma estrutura de hidroponia, no tópico anterior discutimos sobre os tipos de estruturas que podem ser utilizadas de acordo com sua necessidade. 

Em seguida é preciso planejar onde ficarão os peixes. De forma geral você irá precisar de um tanque, seja uma caixa d’água ou qualquer estrutura impermeabilizada. O importante é que seja integrado ao sistema de hidroponia.

Na hidroponia com peixes a água do tanque é bombeada para o cultivo de vegetais e, em seguida, volta para o tanque de peixes de forma filtrada. Ou seja, o total de reaproveitamento do recurso é de até 90% em relação ao cultivo tradicional. 

A integração precisa ser feita por meio de bombas e um sistema de filtragem. Assim, o principal cuidado que deve ser tomado em um sistema hidroponia com peixes é realizar acompanhamento diário dos sistemas de bombeamento, filtragem, bem como, a análise da água periodicamente. Isso é preciso uma vez que o mau funcionamento nesses equipamentos poderá comprometer tanto os peixes, como os vegetais. 

Além do mais, você também precisará de instrumentos simples como phmetro, aeradores, e termômetro, e materiais como terra ou cascalho, tubos de PVC para tubulação e ração para os peixes. 

Escolhendo os vegetais 

Há uma grande variedade de plantas que podem ser cultivadas em hidroponia com peixes. Alguns exemplos são: alface, morango, brócolis, pepino, tomate, também é possível cultivar flores, plantas ornamentais, cereais e até mudas de árvores. Mas é preciso se atentar que algumas plantas necessitam de um maior aporte de nutrientes, o que não é alcançado apenas por aqueles gerados pelos peixes, então uma nutrição suplementar pode ser necessário 

Ou seja, a escolha das espécies deve ser feita baseado nas suas necessidades de nutrição, radiação e temperaturas que sejam compatíveis com a sua região e área de cultivo. Plantas como a alface e o morango são uma boa estratégia para quem não possuem muito espaço, pois podem ser cultivados facilmente e em elevada densidade, ótimas opções para o cultivo familiar em casas ou até apartamentos.

Escolhendo os peixes 

A aquaponia permite a criação de peixes para diferentes finalidades, seja peixes pequenos ou de grande porte para consumo ou ornamentação. O fundamental na escolha da melhor espécie para um sistema de hidroponia com peixes é optar por aquelas espécies mais adaptadas à sua região e que não sejam exigentes quanto às suas condições de desenvolvimento. 

Logo, alguns pontos que devem ser levados em consideração são o espaço do tanque, temperatura, resistência a doenças, reprodução e dieta do peixe. Entre as espécies mais utilizadas estão a tilápia, que possui boa adaptação em estruturas menores e ainda apresenta uma boa demanda de mercado para consumo, e a Carpa Koi um dos mais populares peixes ornamentais. 

O sucesso da produtividade de uma hidroponia com peixes está na proporção adequada entre as plantas e os peixes. Essa relação irá depender de alguns fatores, mas nos casos mais simples, o produtor pode utilizar uma proporção de quantidade diária de ração para cada metro quadrado cultivado. Peixes consomem em média 1,5% de seu peso diariamente, com isso, um sistema com 10 kg de peixe necessita de 150 g de ração por dia, o que possibilita nutrir uma área de cerca de 4 a 6 m² de plantas.

Conclusão 

A aquaponia é uma forma eficiente e sustentável para se produzir alimentos com baixo custo, baixo impacto ambiental e boa rentabilidade. 

Seu investimento inicial e versatilidade de espaço permite que a hidroponia com peixes possa ser implantada em espaços pequenos, como a varanda de um apartamento, ou ser dimensionado para um sistema produtivo em  grande escala. 

Se você ficou convencido que esta é uma boa fonte de renda ou de alimentação para você, adquira em nosso site os melhores produtos para  a sua hidroponia com peixes.

Deixe um comentário