Fazer mergulho é uma das atividades mais incríveis para quem ama o mar. Além de ser divertido, o mergulho também traz benefícios à saúde. Dentre as formas de se praticar o mergulho, explorar o mar em mergulho autônomo é uma experiência sem igual.
Para o mergulho seguro o mergulhador precisa carregar diversos equipamentos, entre eles o SCUBA, o que pode ser intimidador para os iniciantes. Embora possa aparecer muita carga, quando estamos submersos tudo fica leve.
Todos esses equipamentos são necessários para permitir a respiração e a segurança debaixo d’água, com isso, os mergulhadores precisam ter seu kit preparado. Se você quer conhecer mais sobre como funciona um equipamento de mergulho e o que não pode faltar no seu kit, acompanhe nosso artigo até o final.
O que é o SCUBA?
O mergulho é praticado pela humanidade há séculos. Ao longo dos anos, muitas invenções e aparelhos foram utilizados para aumentar o tempo dos mergulhadores debaixo d’água. Dentre os mais famosos estão os clássicos, e pesados, escafandros.
Hoje utilizamos o SCUBA, uma variação do Aqualung inventado na década de 40. O SCUBA é uma sigla em inglês que significa Aparato Independente de Respiração Aquática em tradução literal.
Além do SCUBA, o equipamento de mergulho também é formato pode outros itens, tais como:
- Roupa de mergulho
O primeiro equipamento de mergulho que não pode faltar no seu kit é uma roupa de mergulho adequada. As roupas de mergulho são geralmente formadas por neoprene e servem tanto como um isolante térmico, para proteger o corpo das baixas temperaturas do mar, como uma barreira de proteção para ferimentos leves.
As roupas de mergulho apresentam espessura variáveis que irão impactar na sua capacidade em evitar a perda de calor pelo corpo. Desta forma, a temperatura é um dos fatores a ser levados em consideração na escolha do traje. Por exemplo, em localidades de baixíssimas temperaturas é necessário que o mergulhador utilize roupas de alta densidade que o mantenha completamente seco.
- Colete equilibrador
O colete equilibrador, também conhecido pela sua sigla em inglês BCD, é um equipamento de mergulho composto por bolsas de ar que poderão ser infladas ou desenroladas durante o mergulho. Esse item tem como finalidade promover a flutuabilidade perfeita.
Esse ajuste para inflar ou desinflar é feito a partir de um gatilho presente no colete. Quanto o colete é inflado o mergulhador é levado a superfície, quando desinflado, o mergulhador afunda, sendo portanto, um item de segurança.
- Cinto de Lastro
Assim como o colete equilibrador, o cinto de lastro também é um equipamento de mergulho utilizado para auxiliar na flutuabilidade. O cinto de lastro é um cinto formado por um nylon resistente que carrega os lastros. Os lastros são pesos de chumbo utilizados para compensar o efeito do empuxo e da flutuação causado pelos próprios equipamentos que o mergulhador carrega.
Com os lastros fica mais fácil para o mergulhador atingir a flutuabilidade desejada, e assim, poderá se movimentar com maior facilidade e menor gasto de energia. Para isso, os lastros são adicionados de acordo com o peso do mergulhador e seus equipamentos.
- Máscara de mergulho
A máscara de mergulho é equipamento de mergulho essencial não apenas no mergulho autônomo mas também no mergulho livre. A máscara tem função de favorecer uma melhor visualização debaixo d’água enquanto que protege os olhos e o nariz.
As máscaras são frequentemente vendidas junto com snorkel, que são tubos de respiração que levam o ar externo para os mergulhadores que estão próximos à superfície.
- Nadadeiras
As nadadeiras são calçados especiais com forma de barbatana que possibilita uma melhor movimentação (deslocamento) na água com um mínimo de esforço.
- Faca de mergulho
A faca é um equipamento de mergulho que você não pode deixar de ter em seu kit. A faca é um acessório de segurança que poderá ser muito útil em situações de perigo, então, tenha sempre uma faca de boa qualidade durante seu mergulho.
- Equipamento autônomo
O equipamento de respiração autônomo, ou SCUBA, como o próprio nome sugere, permite ao mergulhador respirar enquanto submerso. Este equipamento é formado por:
- Cilindro de ar comprimido: Os cilindros irão armazenar o ar que será utilizado pelo mergulhador. Durante o mergulho, ele é carregado em suportes anatômicos, também conhecidos como “back pack”.
Um fator importante a ser lembrado é que o ar que respiramos não é formado apenas de oxigênio. Na verdade, a maior parte da composição do ar é o nitrogênio.
Embora isso não cause impacto importante na superfície, durante o mergulho em elevadas profundidades, a absorção do nitrogênio pelo corpo é aumentada. Então, quando não tomado os devidos cuidados, esse nitrogênio absorvido pode gerar a conhecida Doença Descompressiva.
- Reguladores: Os reguladores apresentam a função de diminuir a pressão do ar que é liberada pelo cilindro em uma pressão adequada para a respiração do mergulhador.
Há também um segundo regulador chamado octopus, este é um regulador que permite o compartilhamento de ar para outros mergulhadores em situações de risco. O octopus fica preso ao colete e só deve ser utilizado em situações de emergência.
- Medidores de informações: os medidores de informações são equipamentos de mergulho de extrema importância para a sua segurança. Dentre os principais estão o profundímetro que irá indicar a profundidade, e o manômetro informa a pressão de ar no cilindro, e daí se infere a quantidade de ar restante.
Além desses, há outros medidores que podem estar acoplados, tais como: um termômetro e um computador de mergulho, que informa o tempo permitido ao mergulhador ficar em uma determinada profundidade sem trazer riscos à saúde.
Cuidados com os seus equipamentos de mergulho
Como podemos observar os itens que compõem um equipamento de mergulho são fundamentais para a sua segurança debaixo d’água. E para que a segurança se faça presentes em todos os mergulhos é preciso ter cuidado com seus equipamentos e no planejamento do seu passeio. Alguns desses cuidados são:
- Abastecer o cilindro de ar de forma adequada: nunca ultrapasse a pressão máxima suportada pelo cilindro.
- Roupa de mergulho: após mergulho em água salgada, lave a roupa em água corrente e deixe-a secar completamente em sombra, dessa forma você irá impedir o crescimento de fungos e evitar o ressecamento do material. Nunca guarde seu traje de neoprene dobrado, isso poderá danificar o tecido.
- Máscara e snorkel: A máscara e o snorkel seguem a mesma lógica da roupa de neoprene. A lavagem em água corrente deve ser feita com muita atenção, resquícios de areia podem se acumular nos menores espaços. Após a secagem completa, guarde a máscara e o snorkel em local onde estes não amassem.
- Nadadeiras: Por serem fabricados por borracha, você também deve prestar muita atenção com as nadadeiras a fim de evitar seu ressecamento. Então, após a lavagem cuidadosa com água corrente e secagem completa, guarde-as de forma a ficarem retas sem sobrepor uma à outra.
- Equipamentos de medição: certifique-se que seus itens estão calibrados e funcionando de forma correta. Não poupe na busca de equipamentos de mergulho de boa qualidade.
Conclusão
Mergulhar é uma atividade prazerosa e deve ser feita seguindo todos os requisitos de segurança. Se você está iniciando neste mundo, sempre realize mergulhos com pessoas experientes e capacitadas.
E se você já está querendo montar o seu próprio equipamento de mergulho, esperamos que nossas dicas te ajude a escolher todos os itens que não podem faltar no seu kit: roupas isotérmicas, equipamentos para auxiliar na flutuabilidade, itens para situações de risco e, claro, o cilindro de ar comprimido. Durante a compra de seu material não deixe a qualidade de lado, venha conferir os melhores equipamentos para mergulho em nosso site.